terça-feira, 1 de outubro de 2013

A minha filha de 18 meses, desenvolveu nos últimos tempos uma intolerância à lactose, que se pensa ser passageira. No entanto, tenho que ter algum cuidado com a alimentação dela, que aliada a uma certa recusa alimentar e fase das birras, anda complicada. Foi preciso cortar completamente com a lactose, nomeadamente no leite, queijo e iogurtes e ter muita atenção à composição de outros alimentos, que à partida parecem ser inofensivos, mas que podem apresentar vestígios de leite.
Tenho encontrado muita ajuda e inspiração no blog Cozinhar sem Lactose.
Algumas coisas que ela gosta mesmo e que come muito bem são bolos e bolachas e como não lhe quero privar desse prazer, resolvi fazer neste fim-de-semana que passou um bolo com dois dos alimentos preferidos dela, banana e queijo, mas utilizando um queijo sem lactose.
A receita foi inspirada aqui, no blog As Minhas Receitas, com algumas diferenças. Ficou muito bom e todos os dias ela tem comido uma fatia ao pequeno-almoço.

Bater 120 g de açúcar com 1 chávena de óleo e 1 pitada de sal. Juntar 3 ovos e misturar bem. Adicionar 150 g de farinha peneirada com 1 colher de chá bem cheia de fermento. Num outro recipiente esmagar 2 bananas maduras com 100 g de queijo creme para barrar. Juntar ao preparado anterior e levar ao forno em forma untada ou de silicone durante 40 minutos a 180º.

Espero que gostem!


















6 comentários:

  1. Que lindo! Muita força e esperança que seja de fato passageiro. O blogue que falas é uma verdadeira inspiração para quem tem essa intolerância, ou mesmo só para apreciar coisinhas boas ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar