segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Novamente um bolo de fácil execução para fazer num fim-de-semana chuvoso. O sabor do limão fica muito acentuado, o que o torna delicioso e as sementes de papoila dão uma textura diferente e curiosa. Na cobertura, um glacé real simples para aproveitar uma clara de ovo que tinha sobrado de outras andanças. Para repetir, sem dúvida, até porque se faz rapidamente.





quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aqui fica a receita do bolo feito no fim-de-semana que passou, embora eu só tenha feito metade da receita para poupar nos ovos e porque o bolo era só para duas pessoas comerem numa tarde de Domingo.

2 c. sopa de azeite; 300 g de mel; 250 g de açúcar; 250 g de farinha; 1 c. sopa de fermento em pó; raspa de meio limão; 1 c. café de erva doce; 5 ovos.

Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme leve. Juntar o mel, o azeite, a raspa do limão e a erva doce. Bater tudo muito bem. Juntar a farinha e o fermento peneirados e continuar a bater até a massa fazer bolhas. Levar a forno moderado numa forma untada.

Notas:
- Usei açúcar amarelo em vez de açúcar branco para o bolo ficar mais amarelinho;
- Como não tinha erva doce, adicionei um bocadinho de licor de amêndoa amarga;
- Para a próxima talvez bata as claras em castelo, pois o bolo não cresceu muito e de modo a ficar mais fofinho.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como não podia deixar de ser, temos algo para celebrar o Dia dos Namorados. Umas bolachinhas para oferecer à cara metade, um saquinho de 10 unidades, com uma delícia em forma de coração.





sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mais uma receita nova que experimentei.
Fica um bolo húmido, muito saboroso para ir petiscando ao longo do dia. Para além dos três ingredientes principais, também pode levar sultanas, que foi o caso.
Definitivamente, um bolo para repetir.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Com a passagem de Ano ou com alguma festa de aniversário, ficam sempre algumas sobras de alguma coisa e neste caso, sobrou champagne.
Porque não fazer um bolo com este ingrediente?
Experimentei e ficou uma delícia!

1 e 1/3 ch. de farinha; 2 c. café de fermento; 1 c. de café de sal; 1/3 ch. de óleo; 3/4 ch. de açúcar branco; 1/3 ch. de champagne; 3 ovos.

Juntar o açúcar e o óleo. Mexer bem e adicionar as gemas. Depois de ter uma mistura homogénea, adicionar a pitada de sal e a farinha peneirada com o fermento, alternada com o champagne. Por fim, adicionar as claras batidas em castelo. Levar ao forno a 180º durante 30 minutos, ou então fazer o test do palito para confirmar a sua cozedura.




quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Outra das encomendas de ontem repete um bolo que saiu há poucos dias, mas ligeiramente diferente, pois na cobertura em vez de buttercream foi aplicado um glacé simples. Aproveitando ainda o facto de haver romãs bem maduras e com os bagos de um vermelho lindíssimo, novamente o Bolo de Laranja com Romã.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Tivemos de entregar hoje duas encomendas, para o aniversário de uma menina e este foi um dos pedidos. Um bolo que tem de ser ainda aperfeiçoado, um misto entre alguns doces conhecidos que por aí andam e baptizado por nós como "O Melhor Bolo de Chocolate de Carnide".



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Para terminar, um último bolo de Natal, que já tinha aparecido aqui mas que desta vez levou com uma cobertura de buttercream e romãs.




quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Benvindos a 2013!
Fugindo um pouco à temática dos bolos, ficam aqui umas imagens de mais um doce que experimentei fazer este Natal. Tirei a receita daqui e fiz algumas adaptações e o resultado final foi este.