segunda-feira, 14 de outubro de 2013


Mais uma invenção e desta vez, o que fazer com 2 iogurtes de soja de frutos silvestres que não seja apenas um mero bolo de iogurte?! Um bolo que acaba por ser simples e que ficou muito bom, com um nome comprido e rebuscado, do género de nomes que se gostam de dar agora a alguns pratos mais elaborados em blogs de culinária. Como não consigo resumir o nome, cá vai... bolo de iogurte de frutos silvestres sobre crumble de mel com cobertura de iogurte grego e compota de morango. Ufa! Mas valeu a pena!...


Para o crumble, juntar 8 colheres de sopa de farinha com 4 colheres de sopa de açúcar amarelo e 4 colheres de sopa de margarina derretida. Juntar 3 colheres de sopa de mel. Misturar bem com as mãos até fazer um granulado. Deixar arrefecer.


Para o bolo, misturar 3 gemas de ovo com 2 medidas de açúcar branco. Depois juntar 1 medida de óleo e 2 iogurtes de frutos silvestres e misturar muito bem. Adicionar 2 medidas de farinha peneirada com 1 colher de chá bem cheia de fermento e por fim envolver com as 3 claras de ovo batidas em castelo.


Usei iogurtes de soja devido à intolerância à lactose que falei num post anterior.

Numa forma untada ou forrada com papel vegetal, que foi o caso, deitar o crumble e calcar até ficar uma camada sólida. Por cima deitar a massa do bolo e levar ao forno a 180º durante 40 minutos.


Tirar do forno e deixar arrefecer bem. Desenformar e por cima espalhar iogurte grego natural açúcarado, que é óptimo para coberturas de bolos e desenhar umas linhas com compota de morango.

Espero que gostem!


10 comentários:

  1. que aspecto apetitoso... deve ser delicioso

    ResponderEliminar
  2. Duas verdadeiras tentações juntas :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo... adorei o efeito da cobertura e esse interior húmido, bem como eu gosto!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Bem que bolo tão tentador e guloso! ficou simplesmente maravilhoso!

    ResponderEliminar