quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Fomos convidados há uns dias pela Abraço para participar num lanche comemorativo a ocorrer hoje. Numa semana cheia de coisas para fazer, com alguns bolos e 300 bolachas encomendadas, e apesar de não podermos estar presentes, não quisemos deixar de fazer uma pequena contribuição de modo a que esta tarde, na qual se celebram os 30 anos de VIH/Sida em Portugal, seja um bocadinho mais doce. 


Estes foram os bolos feitos ontem, dois deles para a Abraço e outro para uma celebração informal de aniversário.
Um deles não é novidade e já tinha aparecido aqui.


Os outros dois também já tinham sido testados e agora foram melhorados. Um bolo de especiarias, com canela, gengibre e cardamomo, com uma cobertura de chocolate negro e pimenta. Uma receita que aquece num dia frio como o de hoje.


Aqui fica a receita.

Misturar 250g de açúcar com 1 ovo e bater muito bem. Lentamente deitar 1 chávena de leite frio e misturar bem. Juntar 1 colher de sopa de margarina derretida. Adicionar 250g de farinha peneiradas com uma colher de chá bem cheia de fermento. Por fim, juntar as especiarias: 1 colher de sopa de canela, 1 colher de sopa de gengibre moído e 1 colher de café de sementes de cardamomo. Misturar tudo muito bem e levar ao forno médio durante 30 a 40 minutos.
Para a cobertura, pôr num tacho uma tablete de chocolate de culinária partida em quadradinhos, 1/2 chávena de leite e 50 g de margarina. Deixar derreter muito bem, mexendo sempre. Quando estiver tudo derretido, juntar 1 colher de sopa de pimenta moída e retirar de imediato do fogo. Espalhar por cima do bolo e decorar a gosto.


Espero que gostem!
E um Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário