quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Como já tenho dito algumas vezes, este blog não trata exclusivamente de bolos e, de vez em quando, gosto de publicar outras coisas.
Neste caso, não podia deixar de mostrar o que andei a fazer no fim-de-semana passado e cá está esta novidade.


Mais uma vez, no âmbito de ofertas de Natal, uma compota caseira que me serviu de pretexto, não só para usar a máquina de fazer pão para outra finalidade que não apenas "pão", mas também para usar um dos miminhos que a Sidul me enviou, o açúcar especial para compotas.
E porque é que este açúcar é especial? Porque é um açúcar com um gelificante natural que torna a compota mais homogénea e espessa, para além de ajudar na sua preservação.


Não queria fazer uma mera compota, que se pode comprar num qualquer supermercado, mas quis apostar num sabor diferente e especial e resolvi experimentar a conjugação de Maçã com Alfazema. E garanto-vos que ficou delicioso! A alfazema não sobressai em relação à maçã, nota-se bem a presença dos dois sabores. E nem imaginam o cheiro a alfazema que ficou pela casa!...
Aqui fica a receita.

Na máquina de fazer pão deitar quadradinhos pequenos de maçãs descascadas, aproximadamente 1 kg, e regar com sumo de limão. Juntar 1 colher de sopa de mel, 1 cálice de vinho do Porto e uma mão cheia de flores de alfazema secas. Deitei ainda umas gotinhas de corante para acentuar o tom vermelho. Seleccionar o programa "Compotas" e esperar. Depois de pronto, passar com a varinha mágica ou num liquidificador para desfazer os pedaços das maçãs e deitar ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados. Para preservar melhor, criar um vácuo natural, fechando bem os frascos e virando-os de cabeça para baixo até arrefecerem.
Em vez de fazer na máquina de fazer pão, também podem fazer a compota no fogão, juntando os mesmos ingredientes num tacho e cozinhar mexendo sempre durante 1 hora.


Espero que gostem!

NOTA: Não deixem de visitar esta página da Sidul, para mais receitas de doces e compotas.

3 comentários: