segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

 

Há muito tempo mesmo que não publico um bolo.
As razões são mais que conhecidas. Este Inverno não tem sido nada fácil e mais recentemente foi uma pneumonia e o consequente cansaço que me têm mantido afastada da cozinha, levando-me lá apenas para o essencial.
Mas aos poucos, e já com a Primavera em vista e os dias soalheiros como motivação, vou regressando à vontade de juntar ingredientes e fazer qualquer coisa boa e doce.
Aqui fica o primeiro bolo deste regresso.


Quis fazer uma coisa simples, que não desse muito trabalho e ao mesmo tempo com  poucos ingredientes. Segui uma receita de um pequeno livro de receitas económicas.
Este bolo de leite parece simples, mas o resultado final não me satisfez nada. Para já a quantidade dos ingredientes é muito pouca, para a próxima uso o dobro*, não cresceu muito e ainda por cima abaulou no centro.


Por isso mesmo, e para resolver este mau aspecto, não segui a sugestão da receita que era de cortar ao meio e rechear com um creme de ovo e cobrir depois com um glacé real, mas fiz um chantilly com sementes de chia e morangos inteiros.
Ficou fresco e foi uma óptima sobremesa de Domingo!


Aqui fica a receita:
Misturar 1 colher de sopa de margarina derretida com 6 colheres de sopa (bem cheias) de açúcar branco. Adicionar 2 gemas de ovo e misturar bem. Deitar alternadamente as 2 claras batidas em castelo com 6 colheres de sopa de farinha peneirada e 1 colher de sopa de fermento. Depois de tudo bem mexido, juntar 6 colheres de sopa de leite meio gordo. Levar ao forno 180º durante 20 minutos. Desenformar depois de arrefecer e decorar a gosto.


* O sabor final lembra-me de queijadas de leite. Vou usar esta receita para fazer queijadas e deixo menos tempo no forno para ficarem um bocadinho húmidas. Fica também a sugestão.


Espero que gostem
E espero em breve retomar os posts mais frequentes!...

6 comentários: