segunda-feira, 14 de abril de 2014


Afinal não ando a fazer tantos posts como tinha dito da última vez. A falta de tempo devido à minha actividade profissional tem sido muita.
Durante este tempo, de modo a melhorar o meu sistema imunitário, a ter mais energia e principalmente menos quilos, tenho andado a fazer algumas alterações na minha alimentação. Principalmente agora que a minha filha já come toda a nossa comida,  tenho que ser um exemplo de como comer correctamente e de um modo equilibrado. Mais legumes e verduras como acompanhamento, muitos batidos de fruta, muitos cereais e alimentos integrais e muito exercício pois é importante perder mais calorias do que aquelas que se ingerem, muita água e infusões, gelatina quando apetece mesmo uma coisa doce e redução drástica nos açúcares.


Mas isso não quer dizer que, por exemplo ao fim-de-semana, se cometa um pequeno deslize e se coma um bocadinho de bolo. Se utilizarmos os ingredientes correctos e de forma correcta, não há necessidade de banir os bolos da nossa dieta.


Este pode ser exemplo disso. A receita original vem daqui e adaptei. É um bolo que fica muito fofo e húmido, a receita rende muito bem e é muito fácil e rápido de fazer.


Num liquidificador bater 3 ovos com 1 e 1/2 chávena de leite magro, 1 chávena de óleo, 12 colheres de sopa de adoçante e 6 colheres de sopa de cacau magro em pó. Deitar numa tigela e adicionar 1 e 1/2 chávena de farinha peneirada com 1 colher de sopa de fermento em pó. Juntar 1 chávena de flocos de aveia e envolver bem. (Optei por não fazer a cobertura da receita original, sempre são umas calorias a menos.)
Forrar uma forma rectangular com papel vegetal, deitar o preparado e levar ao forno durante 40 minutos a 200º. Deixar arrefecer antes de desenformar e cortar.


O facto de fazer nesta forma rectangular, permitiu cortar logo o bolo em quadradinhos pequenos, o que faz com que a quantidade ingerida de cada vez seja menor e a tentação seja mais controlada, em vez de estar a comer uma fatia que seria maior.


É perfeito para um lanche de domingo e acompanhar com uma infusão de limão e hortelã.


Em breve mais receitas de "bolos light"!...


Espero que gostem!



13 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto sim, mas adoçante não me parece a melhor substituição de açucar, realmente torna-se light mas nem por isso saudável... já experimentaste substituir o açucar por tâmaras/ameixas/passas?!?! Os bolos ficam óptimos, naturais e muito, muito saudáveis, para a pequenada então é uma óptima escolha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão!
      Pois, acredito que adoçante não seja o melhor. Este assunto para mim ainda é novidade e ainda estou para descobrir alternativas saudáveis ao açúcar. É uma questão de ir experimentando. Beijinhos!

      Eliminar
    2. Aqui ficam alternativas a experimentar futuramente:
      http://www.maislightdoquenunca.com.br/2013/09/como-substituir-o-acucar.html

      Eliminar
    3. espreita tb aqui... http://patriciaiscooking.blogspot.pt/ acho que nunca a vi usar açucar em nada e mesmo em pratos salgados tem coisas maravilhosas super saudáveis, mesmo não seguindo uma dieta vegan ou vegetariana dá para tirar ideias.

      Eliminar
  2. Que bom são estes lanches de domingo com uma delicia assim Filipa. Tem um aspecto delicioso!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. oh um bolinho saudável ainda é mais perfeito.
    ficou bem guloso e com uma textura deliciosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar