segunda-feira, 26 de maio de 2014


Depois de uma semana intensa de ginásio, estava tão cansada que resolvi inventar em grande no Sábado. Queria fazer um bolo, mas queria que fosse diferente, fresco, um pouco doce mas não muito.
E como ando com a mania da aveia, por causa das "Oatmeals" que costumo fazer ultimamente para os meus lanches, fiz uma espécie de bolo-tarte com este ingrediente. Para além disso quis usar a alfarroba que é um ingrediente que já não usava há muito tempo.


Chamei-lhe bolo-tarte porque é um bolo mas que ficou húmido, porque lhe fiz uma base e porque ficou com formato de tarte, mas na verdade é um bolo.
Aviso, que é mesmo muito inventado, mas ficou muito bom e depois de umas horas no frigorífico, se for comido fresco, ainda é melhor.


E aqui fica a receita, para se aventurarem e fazer.

Base:
Misturar 4 colheres de sopa de açúcar amarelo com 6 colheres de sopa de flocos de aveia e 1 iogurte natural. Colocar no fundo de uma forma de tarte e compactar. Reservar.

Bolo:
Misturar 1 ovo com 200g de açúcar mascavado e 1 colher de sopa de mel. Juntar 1 colher de sopa de óleo e 1 chávena de leite magro. Misturar tudo muito bem. Adicionar 200g de farinha peneirada com 1 colher de chá de fermento em pó. Juntar 2 colheres de sopa bem cheias de farinha de alfarroba e 2 colheres de sopa de flocos de aveia. Mexer tudo bem e deitar na forma sobre a base.
Levar ao forno a 180º durante 35 a 40 minutos. Desenformar.
Polvilhei com um pouco de côco ralado.


A parte das fotografias correu-me mal. Depois de desenformar fiquei sem bateria na máquina e as primeiras fotografias foram de telemóvel. Quando consegui fotografar com a máquina, já era de noite e já estava bastante comido. Mesmo assim...


... Espero que gostem!


3 comentários:

  1. Hmmmm....Ficou mesmo com bom aspecto.
    Eu adoro quando as invenções saem tão bem. :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bolinho apetitoso! Adorei a sugestão :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar