terça-feira, 8 de julho de 2014


O Domingo passado, mais parecia um dia de Inverno e por isso ficámos em casa. Este é um dos motivos que dá logo vontade de fazer um bolo.
E enquanto na cozinha a sério se vai fazendo um bolo a sério, na cozinha a brincar também já se fazem alguns bolos de brincar.


Mais uma vez recorri ao caderno da minha mãe. Não sei qual a origem desta receita e ainda não a tinha experimentado. É um bolo muito bom, muito doce que tem apenas um senão. É um bolo pequeno, porque não leva fermento e que se come num instantinho.


Aqui fica a receita do Bolo de Côco Encharcado.

Misturar 125g de margarina derretida com 150g de açúcar branco até obter um creme. Juntar 3 gemas, bater e adicionar 2 colheres de sopa de leite. De seguida juntar 150g de farinha peneirada e 2 colheres de sopa de côco ralado. Por fim adicionar as 3 claras batidas em castelo. Deitar na forma e levar ao forno a 180º durante uns 30 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.
Ferver aproximadamente 3,5 dl de leite. Deitar aos poucos por cima do bolo e polvilhar com côco ralado. O bolo vai absorver o leite e ficar "encharcado".


Nota: Os 150g de açúcar e de farinha são o peso dos 3 ovos. Por isso, devem-se pesar os ovos antes e adaptar estas medidas ao seu peso.


E até o bolo de brincar teve direito a fotografia.


Espero que gostem!


6 comentários:

  1. Ficou mesmo muito bonito, eu adoro côco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo e dá para fazer tanta coisa com côco! Já experimentaste fazer um arroz branco e juntar côco? Beijinhos!

      Eliminar
  2. Deve ser um bolo delicioso, ficou com um aspecto apetecível!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom, é pena é ser pequeno e desaparece logo! ;)

      Eliminar