segunda-feira, 30 de dezembro de 2013



Ainda estão a faltar alguns posts relacionados com o Natal.
Neste caso, apenas quero mostrar o bolo que mandei para a festinha de Natal na escola - um bolo de laranja, muito simples, para que todos os meninos pudessem comer e com uma decoração muito engraçada, um cenário de neve, com ajuda do açúcar em pó da Sidul.


Tratou-se apenas de um bolo já muitas vezes feito, que podem ver aqui e que resulta sempre bem.


Continuação de Boas Festas!


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013



Mais um post de Natal, desta vez com uns bolos em formato miniatura que serviram também como oferta para esta quadra.
É muito fácil fazer esta "prenda", basta ter umas formas de alumínio pequenas, película aderente para envolver, fita e umas etiquetas giras e personalizadas. Inspirei-me aqui.


O bolo é de um sabor muito tradicional de Natal - gengibre. Como a receita original do bolo de gengibre leva melaço e eu não tinha, utilizei o Açúcar Moreno de Cana da Sidul, que tem um aroma, sabor e cor de caramelo.


E a receita, aqui fica.

Misturar 125 g de Açúcar Moreno de Cana Sidul e 125 g de açúcar amarelo com 1 ovo grande e bater até fazer um creme. Juntar 1 colher de sopa bem cheia de gengibre, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de margarina e 1 chávena de leite frio. Misturar sempre bem todos os ingredientes à medida que vão sendo adicionados. Por fim, adicionar 250 g de farinha peneirada com 1 colher de chá de fermento. Juntar ainda pedacinhos de chocolate branco. Deitar nas formas e polvilhar com mais uns pedaços de chocolate branco para texturar a superfície. Levar ao forno durante 40 minutos a 180º. Tirar do forno e deitar algumas bolinhas prateadas para dar um ar festivo.


Espero que gostem e Boas Festas!




quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


Com tanta bolacha que fiz aqui, acabaram por sobrar muitas claras que fui congelando.
Uma das maneiras de aproveitar claras, é fazendo este bolo, que finalmente consegui fazer no fim-de-semana passado, por ter conseguido o número suficiente de claras. É um clássico, que está escrito pela minha mãe no meu caderno de receitas e que vinha sendo adiado. Finalmente, cá está ele!


É um bolo fácil de fazer, fica grande e é muito saboroso. Aqui fica a receita.

Bater muito bem 250 g de açúcar branco com 200 g de margarina derretida. Misturar cuidadosamente 8 claras batidas em castelo com uma pitada de sal. Adicionar 250 g de farinha peneirada e raspa de 1 limão. Levar ao forno numa forma untada durante 40 minutos a 180º. Deixar arrefecer bem antes de desenformar.


Espero que gostem!...


Porque aqui houve uma pessoa pequenina que gostou muito.




quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Como já tenho dito algumas vezes, este blog não trata exclusivamente de bolos e, de vez em quando, gosto de publicar outras coisas.
Neste caso, não podia deixar de mostrar o que andei a fazer no fim-de-semana passado e cá está esta novidade.


Mais uma vez, no âmbito de ofertas de Natal, uma compota caseira que me serviu de pretexto, não só para usar a máquina de fazer pão para outra finalidade que não apenas "pão", mas também para usar um dos miminhos que a Sidul me enviou, o açúcar especial para compotas.
E porque é que este açúcar é especial? Porque é um açúcar com um gelificante natural que torna a compota mais homogénea e espessa, para além de ajudar na sua preservação.


Não queria fazer uma mera compota, que se pode comprar num qualquer supermercado, mas quis apostar num sabor diferente e especial e resolvi experimentar a conjugação de Maçã com Alfazema. E garanto-vos que ficou delicioso! A alfazema não sobressai em relação à maçã, nota-se bem a presença dos dois sabores. E nem imaginam o cheiro a alfazema que ficou pela casa!...
Aqui fica a receita.

Na máquina de fazer pão deitar quadradinhos pequenos de maçãs descascadas, aproximadamente 1 kg, e regar com sumo de limão. Juntar 1 colher de sopa de mel, 1 cálice de vinho do Porto e uma mão cheia de flores de alfazema secas. Deitei ainda umas gotinhas de corante para acentuar o tom vermelho. Seleccionar o programa "Compotas" e esperar. Depois de pronto, passar com a varinha mágica ou num liquidificador para desfazer os pedaços das maçãs e deitar ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados. Para preservar melhor, criar um vácuo natural, fechando bem os frascos e virando-os de cabeça para baixo até arrefecerem.
Em vez de fazer na máquina de fazer pão, também podem fazer a compota no fogão, juntando os mesmos ingredientes num tacho e cozinhar mexendo sempre durante 1 hora.


Espero que gostem!

NOTA: Não deixem de visitar esta página da Sidul, para mais receitas de doces e compotas.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013



Maior parte dos pedidos para encomendas que têm sido feitos nesta altura, são de pequenas lembranças que se possam oferecer aos professores e/ou educadoras, no final deste período lectivo.
Uma pequena lembrança de Natal fica sempre bem!
E neste caso, a escolha foi de um dos sabores do nosso sortido de bolachas.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


Esta semana estamos com um passatempo de Natal na nossa página de Facebook.
É só seguir este link e participar.
Boa sorte!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013


Não podia deixar acabar a semana sem mostrar o bolo que foi feito no fim-de-semana passado para a festa do 7º aniversário do Gui. Não era O bolo de aniversário, mas apenas UM bolo para compôr a mesa de festa.
Ando sempre à procura de receitas diferentes para bolo de chocolate, sempre à procura da melhor, ou da mais fácil, ou da mais rápida, e encontrei esta no blog Arte e Manha, que me pareceu perfeita.
Utilizei a receita apenas da massa, porque depois o resto foi um pouco diferente.


Dividi a massa em duas formas para ir ao forno e depois de desenformado, montei o bolo com doce de morango pelo meio como recheio. Por cima cobri com leite condensado de chocolate, que é delicioso, e que foi absorvido pelo bolo, tornando-o ainda mais húmido. Para decoração foram utilizadas "pintarolas".
Assim se fez um bolo de chocolate num instantinho e só tive pena foi de não o ter provado, por isso em breve, terei de fazer cá em casa para consumo próprio.


Espero que gostem!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013


Já tínhamos falado disto aqui, mas agora fica o post com o resultado.
Foram 300 das nossas famosas bolachas de manteiga, ou seja, 100 luas azuis, 100 sóis amarelos e 100 árvores verdes, para completarem 100 saquinhos que foram dados a quem comprou o livro Alpapé no dia do seu lançamento. Ficaram bonitas e tenho a certeza de que quem as provou, gostou. E o melhor mesmo, foi que 1€ de cada livro vendido, reverteu a favor da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas.


Quanto às bolachas, a receita é a mesma, mas desta vez com uma pinta de cor, utilizando um bocadinho de corante.
Deu muito trabalho, mas valeu a pena!