Neste fim-de-semana que passou, que mais parecia de Inverno do que de Primavera, acabámos por ficar em casa a ver se as constipações acalmavam. Por isso, resolvi ligar o forno para fazer coisas quentinhas, entre elas um bolo, que é coisa que infelizmente se anda a fazer menos por aqui.
A semana passada fiz um bolo de canela, que gostava de vos ter mostrado, mas a desenformagem correu mal e não ficou nada fotogénico. Como a pequenita adorou, fica aqui a promessa de repetir e publicá-lo.
O bolo de ontem, foi mais uma experiência do caderno de receitas da minha mãe. Um bolo que andava para fazer há imenso tempo, mas que nunca tinha feito ainda porque me faltava um dos ingredientes - a banha - que é coisa que nunca tenho em casa. Mas desta vez, pedi emprestada e lá o fiz.
Segue pois a receita, cuja origem desconheço, e que dá pelo nome de Bolo Húmido ou Bolo Económico.
Numa tigela misturar 1 chávena de açúcar branco com 1 ovo e bater até obter um creme. Derreter 1 colher de sopa de margarina com 1 colher de sopa de banha e juntar ao preparado anterior. Adicionar lentamente 1 chávena de leite, misturando logo, 1 cálice de vinho do Porto, 1 colher de chá de canela e raspa de 1 limão. Misturar tudo muito bem. Por fim, peneirar 1 chávena de farinha e juntar 1 colher de chá bem cheia de bicarbonato de sódio.
Levar ao forno quente a 200º numa forma untada ou numa forma de silicone, durante 25 minutos aproximadamente. Desenformar quando estiver morno.
Espero que gostem!
Deve ser muito bom! Essa coisa de usar banha não me é nada estranha! Lembro-me que a minha mãe também usava banha para fazer um bolo do qual não recordo nem o nome nem os ingredientes mas sei que era delicioso!
ResponderEliminar